Teologia da Evangelização (193)
5.5. Devemos estar preparados para defender e confirmar o Evangelho (Continuação)
Entre os presbíteros, provavelmente refletindo a distinção judaica entre os anciãos e os levitas,[1] há, mesmo nas igreja gentílicas – como sinal de uma total quebra de barreiras entre judeus e gentios –,[2] aqueles que presidem e outros que, além disso, se dedicam à pregação e ao ensino. Todos devem ser honrados com justiça (1Tm 5.17/1Pe 5.5).
O âmbito do trabalho do Presbítero não se limitava a estas atividades, estando embutida também, a visita solidária aos enfermos (Tg 5.14).
A esfera da autoridade do presbítero é derivada da Palavra e enquanto permanecer fiel a ela. Nenhum ministro tem autoridade vitalícia inerente. Calvino tinha bastante clareza bíblica quanto a isso:
A primeira regra do ministro é não tentar fazer coisa alguma sem estar baseado nalgum mandamento.[3] A Escritura é a fonte de toda a sabedoria, e os pastores terão de extrair dela tudo o que eles expõem diante do seu rebanho.[4] As únicas pessoas que têm o direito de ser ouvidas são aquelas a quem Deus enviou e que falam a palavra de boca. Portanto, para qualquer homem exercer autoridade, duas coisas são requeridas: o chamamento [divino] e o desempenho fiel do ofício por parte daquele que foi chamado.[5]
Desta forma, todo o ofício do presbítero gira em torno da Palavra:
Porque devemos ter como coisa resolvida que todo o ofício deles se limita à administração da Palavra de Deus, toda a sua sabedoria consiste somente no conhecimento dessa Palavra, e toda a sua eloquência ou oratória se restringe à pregação da mesma. Se se afastarem dessa norma, serão tolos em seus sentidos, gagos em seu falar, traiçoeiros e infiéis em seu ofício, sejam eles profetas, ou bispos, ou mestres, ou pessoas estabelecidas em dignidade mais alta.[6]
Portanto, a pregação é o anúncio de todo o desígnio de Deus, sob a iluminação do Espírito. O Espírito honra exclusivamente a sua Palavra, não a nossa.[7]
Discernimento por parte da Igreja
Paradoxalmente, o que tem faltado à Igreja é sabedoria para discernir, por intermédio da Palavra de Deus, o que está acontecendo. Muitas vezes, temos sido iludidos, enganados e espoliados espiritualmente, justamente porque nos tem faltado a meditação na Palavra de Deus, acompanhada pela oração para que Deus nos dê a compreensão dos fatos, da sua vontade para o nosso momento presente.
Deus não deseja um povo ingênuo, imaturo quanto à interpretação da realidade. Ele quer que sejamos maduros, aptos para discernir, interpretar os acontecimentos e que, sem titubear, sigamos os seus preceitos.
A sabedoria propiciada por Deus dá-nos discernimento para que possamos nos valer do que for útil em todos os conhecimentos sem nos perder em meio às suas contradições, tendo como elemento avaliador a Palavra de Deus.
A sabedoria divina oferece-nos um quadro de referência que nos conduz cada vez à gratidão a Deus por tão grandiosa bênção. Para que possamos emitir um juízo de valor é preciso ter valores e um quadro coerente de interpretação a partir de determinado valor ou de um conjunto de valores. Notemos, portanto, que pensar com clareza é uma grande bênção de Deus.[8]
Jesus Cristo afirma que aquele que deseja fazer a vontade de Deus deve examinar a doutrina: “Se alguém quiser fazer a vontade (qe/lhma)dele (Deus), conhecerá (ginw/skw) a respeito da doutrina (didaxh/), se ela é de Deus” (Jo 7.17).
Treinar nossos ouvidos
É necessário discernimento para interpretar as doutrinas que nos são transmitidas a fim de saber se são de Deus ou não. Portanto, devemos desejar conhecer a vontade de Deus (Ef 5.17) e segui-la de forma perseverante.
Como cristãos, precisamos treinar os nossos ouvidos, provar o que ouvimos antes de nos saborear com o que não convém, a fim de não sermos conduzidos ingenuamente por ensinos que mesmo falando o nome de Deus e citando as Escrituras, neguem o Deus das Escrituras: “Porque o ouvido prova (!x;B’) (bahan) (examina, testa) as palavras, como o paladar, a comida” (Jó 34.3/Jo 12.11).
Maringá, 11 de março de 2023.
Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa
[1]Quem me chamou a atenção para esse aspecto, foi Van Dam (Veja-se: Cornelis Van Dam, O Presbítero, São Paulo: Cultura Cristã, 2019, p. 95-112). Calvino comentando Is 66.19-21, escreve: “Que jamais ouviram falar de mim. Ele significa que o conhecimento de Deus seria difundido por todo o mundo; pois os gregos, italianos, partas, cilícios, entre outras nações, ainda não haviam ouvido nada acerca da religião pura e do verdadeiro culto de Deus; e o mundo inteiro jazia mergulhado nas profundas trevas da ignorância. Ele, pois, promete que a glória de Deus seria conhecida por toda parte do mundo. A palavra “nações” é enfática; pois naquele tempo o Senhor não era conhecido a ninguém mais senão a um único povo; agora, porém, ele tem se revelado a todos. (…) Abraão foi o pai de uma nação, e, no entanto, nem todos os que descendiam dele, segundo a carne, são considerados seus filhos; pois os ismaelitas e os edomitas foram rejeitados [Rm 9.7]. O tempo em que ele veio a ser “o pai de muitas nações” [Gn 17.5; Rm 4.17], foi quando Deus adotou os gentios e os reuniu a si por meio de uma aliança, para que seguissem a fé de Abraão. E assim vemos a razão por que o profeta nos dá o título de “irmãos” dos judeus, nós que outrora éramos alienados da Igreja de Deus. Isso se deve ao fato de previamente ele haver expulsado de seu lugar os falsos e réprobos irmãos. (…)
Ele significa que não mais haveria qualquer diferença entre judeus e gentios; porque Deus derrubaria “a parede da separação” [Ef 2.14] e formaria uma Igreja “dentre todas as nações”. E assim se cumpriu o dito de Davi concernente a Cristo: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão” [Sl 2.8]. (…).
“O profeta intensifica a descrição daquilo que já havia declarado acerca da extraordinária graça de Deus. Ele fizera conhecido que a Igreja de Deus seria coletada dentre todas as nações, de modo que, a despeito de toda dificuldade e obstrução, mesmo as nações remotas viriam a eles. Agora, porém, ele segue em frente e os instrui que os gentios não só seriam adotados por Deus, mas também seriam elevados por ele à suprema honra. Já constituía uma grande honra que nações impuras e poluídas fossem consideradas um povo santo; agora, porém, aqui está algo muito mais maravilhoso: que são elevados ao supremo pináculo da distinção.
“Desse fato vemos que o sacerdócio sob Cristo é muito diferente do que ele era sob a Lei; pois sob a Lei uma tribo foi admitida exclusivamente ao sacerdócio, e os gentios, como imundos, viviam tão longe de ter em seu poder o exercício do sacerdócio, que inclusive foram proibidos de entrar no templo; agora, porém, todos são admitidos sem distinção. Há quem explane esta passagem de uma maneira geral: que os gentios seriam sacerdotes; isto é, se ofereceriam a Deus, como a Escritura amiúde denomina todos os crentes “um sacerdócio real” [1Pe 2.9; Ap 1.6; 5.10]. Ele, porém, parece descrever de uma maneira especial os ministros e mestres a quem também o Senhor escolheu dentre os gentios e determinou que executassem este eminente ofício; isto é, pregar o evangelho; tais como Lucas, Timóteo, entre outros da mesma classe, que ofereciam sacrifícios espirituais a Deus pelo evangelho” (John Calvin, Calvin’s Commentaries, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House Company, 1996 (Reprinted), v. 8/4, (Is 66.19-21), p. 433-437). Veja-se: Edward J. Young, The Book of Isaiah, Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1996 (Reprinted), v. 3, (Is 66.21), p. 535.
[2]Vejam-se: J. Alec Motyer, O Comentário de Isaias, São Paulo: Shedd Publicações, 2016, (Is 66.21), p. 726; John N. Oswalt, Comentário do Antigo Testamento – Isaías – v. 2, São Paulo: Cultura Cristã, 2011, (Is 66.21), p. 827-828; A.R. Crabtree, A Profecia de Isaías, Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1967, v. 2, (Is 66.21), p. 395.
[3]João Calvino, As Institutas da Religião Cristã: edição especial com notas para estudo e pesquisa, São Paulo: Cultura Cristã, 2006, v. 4, (IV.13), p. 52.
[4]João Calvino, As Pastorais,(1Tm 4.13), p. 123.
[5]João Calvino, Exposição de 2 Coríntios,São Paulo: Paracletos, 1995, (2Co 1.1), p. 15.
[6]João Calvino, As Institutas da Religião Cristã: edição especial com notas para estudo e pesquisa, São Paulo: Cultura Cristã, 2006, v. 4, (IV.15), p. 125.
[7] Vejam-se as pertinentes ponderações de Packer. (J.I. Packer, Havendo Deus falado, São Paulo: Cultura Cristã, 2009, p. 37ss.).
[8] Veja-se: John MacArthur Jr., Abaixo a Ansiedade, São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001, p. 32.