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Teologia da Evangelização (145) - Hermisten Maia

Teologia da Evangelização (145)

4.3.4.2. Voluntária (Continuação)

Somos muitas vezes levados a pensar que os sofrimentos de Cristo se deram apenas no Calvário. Quando assim imaginamos, nos esquecemos da extensividade terrena dos seus sofrimentos, como bem disse Calvino (1509-1564): “Verdadeiramente, se possa dizer que, por quanto tempo habitou a terra, não só foi assenhoreado por cruz perpétua, mas até mesmo toda sua vida outra coisa não foi senão uma espécie de cruz perpétua”.[1]    

          O que já foi estudado neste capítulo serve para realçar ainda mais a extensão e intensidade dos seus sofrimentos; basta que recordemos o fato de que o Logos eterno sempre soube dos seus futuros sofrimentos na carne (1Pe 4.1).

          Durante todo o seu Ministério terreno, Jesus convivia numa atmosfera pecaminosa e hostil. Satanás o tentou por mais de uma vez,  inclusive usando o próprio Pedro (Lc 4.1-13; Mt 16.21-23; Hb 2.18). A incredulidade do povo e até mesmo de seus familiares (Mt 17.17; Jo 7.5). As armadilhas das autoridades judaicas (Jo 11.47-52). A  traição de Judas, a omissão de Pedro e o abandono de todos os seus discípulos (Mt 26.14-16,20-25,35,56; Jo 18.1-11; 15-18; 25-27). O tipo de morte que teria, fazendo-se maldição em nosso lugar (Gl 3.13,14), etc. Todos estes elementos contribuíram para intensificar a sua dor e sofrimento.

          Jesus Cristo sendo santo, morreu como um maldito condenado (2Co 5.21). Morreu em sacrifício por aqueles que nem ainda criam nele (Jo 1.29/Jo 17.20,21; 1Co 5.7; Ef 5.2; Hb 7.14,27; 9.23,26; 10.12). Jesus tornou-se responsável por nós, levando sobre si os nossos pecados que lhe foram imputados. A justiça condenatória de Deus caiu sobre Ele.

          Os sofrimentos de Cristo foram físicos e espirituais (Mt 26.36-42; 1Pe 4.1), No Getsêmani, horas antes do seu martírio, Ele sente o peso ainda mais forte da aproximação da experiência mais temida: a separação de Deus, que é a morte; a ira de Deus sendo derramada sobre Ele, o Justo (Is 53.3),[2] como representante do seu povo. Todavia, Jesus se abandonou na vontade do Pai a qual é a vontade determinante para Ele e para o seu Ministério.

          Na véspera da sua autoentrega, Jesus Cristo se despede de seus discípulos, falando do Consolador e das tribulações pelas quais passariam (Jo 13-16).

          Há aqui uma transição muito importante e significativa: O Senhor após falar de seu sofrimento, considera-o como algo vencido. Isso deve servir de estímulo aos seus discípulos: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).

          Jesus agora faz esta oração intercessória por todos os seus discípulos; tanto por aqueles imediatos, como também por nós (Jo 17.20-21). Devemos destacar que quem está orando é o Filho de Deus. O Filho eterno de Deus ora por nós. Ele está atento às nossas necessidades e ao cumprimento de suas promessas em nossa vida.[3]

          Esta oração está relacionada a todas as promessas anteriores. É, portanto, a conclusão natural de sua conversa com os discípulos.[4] João mesmo faz a transição: “Tendo Jesus falado estas cousas levantou os olhos ao céu” (Jo 17.1).[5] Aqui há um sentido espiritual. Ele ora ao Pai que está nos céus. Os discípulos são testemunhas dessa oração extremamente pessoal e intransferível de seu Senhor.

          Nessa oração, vemos de forma indelével a realidade da divindade e humanidade de Jesus Cristo. Ele tem a perfeita consciência disto. Ora ao Pai como qualquer ser humano pode fazer. No entanto, o que diz, somente Ele poderia de fato dizer. Jesus Cristo é perfeitamente o Deus Encarnado. 

          O nosso Senhor tinha diante de si a perfeita compreensão e domínio de sua missão e do tempo certo. Ele conhecia perfeitamente a sua agenda porque, na realidade, era o senhor dela. Sabia a sua hora: “Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti” (Jo 17.1).

          Nas Bodas de Caná, dissera a Maria: “Ainda não é chegada a minha hora”(Jo 2.4).

          Em outros contextos, demonstrara a mesma percepção. Depois da entrada triunfal em Jerusalém: “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem”(Jo 12.23).

          Em seguida: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora” (Jo 12.27).

          Próximo à Páscoa, “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim”(Jo 13.1).

          Aulén (1879-1977) comenta:

O amor de Cristo é para a fé o amor do próprio Deus. Onde Cristo está, lá está Deus. Onde Cristo age, lá age o próprio Deus. O amor de Cristo, que se sacrifica e entrega, é o amor do próprio Deus. Sua luta contra o mal é a luta do próprio Deus. Sua vitória é a vitória do próprio Deus. No evento de Cristo, Deus efetiva Sua vontade amorosa.[6]

 Maringá, 15 de janeiro de 2023.

Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa


[1]João Calvino, As Institutas, 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2006, III.8.1. “Toda a sua vida foi uma cruz perpétua” (João Calvino, A Verdadeira Vida Cristã, São Paulo: Novo Século, 2000, p. 45).

[2]Lloyd-Jones interpretando Mt 26.39, diz: “Essa foi a única vez, durante Sua vida terrena, que nosso Senhor fez a Seu Pai uma petição desse gênero; e é óbvio, pois, que era algo extremamente excepcional. E isso aponta para o fato de que houve algo em Sua morte que era absolutamente necessário. (…) É absolutamente inadequado pressupor que um mero sofrimento físico produziria tal clamor….” (D.M. Lloyd-Jones, Deus o Pai, Deus o Filho,  São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 1997 (Grandes Doutrinas Bíblicas, v. 1), p. 418).

[3] “Não há nada que seja mais importante do que compreendermos o fato de que o nosso Salvador é o Filho eterno de Deus, que Ele orou por nós na terra, e que neste momento Ele está intercedendo por nós à destra da glória e do poder de Deus no céu” (D.M. Lloyd-Jones, Crescendo no Espírito.  São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 2006 (Certeza Espiritual: v. 4), p. 172).

[4] Ver: Marcus Dods, John: In: W. Robertson Nicoll, ed. The Expositor’s Bible, [CD-ROM], (Albany, OR: Ages Software, 2000), Parte 2, Capítulo 16.

[5] “A oração pode ser vista como a consumação dos discursos. Ela mostra que a base sólida e firme de todos os fundamentos de conforto, admoestação e predições está no céu. Ela liga todas as promessas ao trono de Deus. Aqui tudo é garantido. O capítulo não contém nenhuma sentença condicional” (William Hendriksen, O Evangelho de João, São Paulo: Cultura Cristã, 2004,(Jo 17), p. 751).

[6] Gustaf Aulén,  A Fé Cristã,  São Paulo: ASTE., 1965, p. 186.

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