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O Ser, as pessoas e as coisas: ontologia, epistemologia e ética (15) - Hermisten Maia

O Ser, as pessoas e as coisas: ontologia, epistemologia e ética (15)

Verdade real

            A Filosofia de Platão (427-347 a.C.) dizia que o nosso mundo é apenas de aparências, todavia, havia um modelo superior, imutável e eterno, do qual o nosso mundo é apenas uma cópia. Esta ideia permaneceu em Cícero (106-43 a.C.) e Fílon (c. 20 a.C. – c. 42 d.C.).[1]

            Jesus, no entanto, nos diz que a Palavra de Deus é a verdade = realidade. (Jo 17.17). O curioso é que a palavra que os gregos usavam para se referirem ao mundo real (a)lhqino/j), é da mesma raiz da palavra verdade (a)lh/qeia).[2] No Novo Testamento Jesus Cristo se autodesigna de verdadeiro pão do céu (Jo 6.32), videira verdadeira (Jo 15.1); sendo enviado pelo Deus verdadeiro (Jo 7.28; 1Ts 1.9/1Jo 5.20), que deve ser conhecido (Jo 17.3).

No Apocalipse Jesus Cristo é identificado como o verdadeiro (Ap 3.7,15, 6.10), e as suas palavras e juízos fiéis e verdadeiros (Ap 15.3; 16.7; 19.2; 21.5; 22.6). O termo contrasta aquilo que é verdadeiro, genuíno, com o que é terreno (Hb 8.2; 9.24). Deus procura os verdadeiros adoradores (Jo 4.23/Hb 10.22).

            Assim, em sua oração, Jesus Cristo, em certo sentido, nos diz que a Palavra de Deus é real, não apenas aparentemente (Jo 17.17). Se me permitirem usar tal expressão, diria que a Palavra de Deus é a verdadeira verdade! De fato: Deus é o padrão absoluto e final para todas as afirmações que pretensamente se dizem verdadeiras.

A sua Palavra é o padrão objetivo de avaliação de todas as coisas.[3] “As Escrituras não são apenas a verdade inteira, elas são também o mais elevado padrão de toda verdade – a regra pela qual todas as alegações de verdade devem ser medidas”, enfatiza MacArthur.[4]

Vivemos com se a Palavra fosse uma aparente verdade

            Acontece que muitas vezes o crente vive como se a Palavra de Deus fosse apenas uma aparente verdade, ou uma verdade distante e sem sentido para homens e mulheres desse novo milênio. Quando Jesus diz que a Palavra é a verdade, Ele de fato afirma que ela é a verdade para todas as esferas de nossa vida: casamento, vida profissional, educacional, vocacional, lazer, ética, espiritualidade.

            Por vezes, afirmamos crer na Bíblia como verdade, mas a negamos com o nosso comportamento. Não aplicamos os seus ensinamentos ao nosso viver cotidiano. A Palavra é a verdade de Deus para a totalidade de nossa existência, quer aqui, quer na eternidade. “A verdadeira espiritualidade abrange toda a realidade”, conclui Schaeffer.[5]

Não há verdade fora de Deus

             “Não há verdade no sentido bíblico do termo, isto é, verdade válida, fora de Deus. Toda verdade procede de Deus e é verdade porque está relacionada com Deus”, ensina Scott.[6]

Por Deus ser perfeito, todos os seus atributos revelam aspectos de sua essência. O salmista refere-se a Deus como“Senhor, Deus da verdade (tm,a/) (‘emeth) (Sl 31.5/Is 65.16).

De modo semelhante, fala o profeta Jeremias: “Mas o SENHOR é verdadeiramente (tm,a/) (‘emeth) Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação”(Jr 10.10).

Partindo desta certeza os salmistas puderam afirmar: “A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade (tm,a/) (‘emeth)”.(Sl 119.142). (Da mesma forma Sl 119.151,160).[7]

“São verdadeiros (hn”Wma/) (‘emunah) (= fiéis, dignos de crédito)todos os teus mandamentos (hw”c.mi) (mitsvah)…”, reconhece o salmista (Sl 119.86).

Em outro lugar: “Todas as veredas  (xr;ao) (orach) do SENHOR são misericórdia e verdade(tm,a/) (‘emeth) para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos” (Sl 25.10).

Maringá, 01 de julho de 2022.

Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa


[1] Veja-se: Platão, A República,7. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, (1993), 382e; 499c; 522a; Platão, Timeu, São Paulo: Hemus, [s.d.],22d.

[2] Veja-se: A.C. Thiselton, Verdade: In: Colin Brown, ed. ger. ONovo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento,São Paulo: Vida Nova, 1983, v. 4, p. 708-711.

[3] “O relativismo é uma revolta contra a realidade objetiva de Deus. A existência de Deus cria a possibilidade da verdade. Deus é o padrão essencial e final para todas as afirmações da verdade. Quem Ele é, o que Ele quer, o que Ele diz é o padrão externo e objetivo para medirmos todas as coisas. Quando o relativismo diz que não há qualquer padrão de verdade válido universalmente, fala como um ateísta” (John Piper, Pense – A Vida da Mente e o Amor de Deus, São José dos Campos, SP.: Fiel, 2011, p. 150).

[4]John F. MacArthur, Jr., Princípios para uma Cosmovisão Bíblica: uma mensagem exclusivista para um mundo pluralista, São Paulo: Cultura Cristã, 2003, p. 49.

[5]Francis A. Schaeffer, Um manifesto cristão. In: Francis A. Schaeffer, A igreja no século 21, São Paulo:Cultura Cristã, 2010, p. 166. Em outro lugar: “A verdadeira espiritualidade significa o senhorio de Cristo sobre o homem todo” (Francis A. Schaeffer, A arte e a Bíblia, Viçosa, MG.: Editora Ultimato, 2010, p. 17).

[6]Jack B. Scott, Aman: In: R. Laird Harris, et. al., eds. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento,São Paulo: Vida Nova, 1998, p. 87.

[7]“Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade (tm,a/) (‘emeth)” (Sl 119.151). “As tuas palavras são em tudo verdade (tm,a/) (‘emeth) desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Sl 119.160).

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