Eu lhes tenho dado a tua Palavra” (Jo 17.1-26) (45)
5. É o meio eficaz de santificação (Jo 17.17,19)
Nesta passagem Jesus Cristo nos ensina pelo menos nove verdades a respeito da santificação:
1) A Santificação envolve a ação poderosa de Deus. “Santifica-os”,ora Jesus Cristo (17).
2) A Santificação é imperativa: é somente para os crentes. “Santifica-os” (17). Jesus Cristo orou pelos seus (9).
3) A Palavra de Deus, toda ela e somente ela, é o meio utilizado por Deus para a nossa santificação: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (17/19). Não existem porções mágicas; toda a Palavra é eficaz no propósito estabelecido por Deus.
4) Jesus Cristo está comprometido com a nossa santificação: “E a favor deles eu me santifico a mim mesmo” (19). A autossantificação de Cristo consiste numa dedicação integral ao seu ministério tenho como rota obrigatória a sua obra sacrificial em favor da Igreja.[1] Ele se consagra totalmente ao Pai a fim de glorificá-Lo em sua obediência em favor de seu povo (Jo 17.4).[2]
5) Só pode haver santificação porque Jesus Cristo de fato morreu e ressuscitou. O Cristianismo respalda-se em fatos: “E a favor deles eu me santifico a mim mesmo” (19). A cruz revela de forma contundente e gloriosa o caráter santo e justo de Deus.
6) O modelo perfeito de santidade temos em Jesus Cristo:“E a favor deles eu me santifico a mim mesmo” (19). (Rm 8.29-30).
7) A nossa oração por santificação deve vir acompanhada de atitude condizente. Como toda oração, ela deve ser comprometida com o que pedimos (17,19).
8) A santificação não é simplesmente uma experiência, antes, envolve conhecimento da verdade (17).[3] A santificação passa necessariamente pela persuasão de nossa vontade. Deus opera por intermédio da verdade. A compreensão adequada desta verdade nos conduz à prática de seus ensinamentos.
9) Devemos orar pela santificação de nossos irmãos (17).
Maringá, 20 de março de 2020.
Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa
[1]Veja-se: J.I. Packer, O Plano de Deus para Você, 2. ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2005, p. 147-148.
[2] Ver: D.M. Lloyd-Jones, Santificados Mediante a Verdade, São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, (Certeza Espiritual, v. 3), 2006, p. 40ss.
[3] “O método de santificação empregado por Deus é que Ele nos introduz numa certa relação com a Sua verdade e com a Sua Palavra. Ele nos introduz nos domínios da verdade, num conhecimento da verdade, de modo que é a verdade de Deus operando em nós que produz a nossa santificação” (D.M. Lloyd-Jones, Santificados Mediante a Verdade, São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, (Certeza Espiritual, v. 3), 2006, p. 60). “Nunca devemos basear nossas doutrinas na experiência, e sim na verdade” (D.M. Lloyd-Jones, Santificados Mediante a Verdade, p. 55).