A Pessoa e Obra do Espírito Santo (74)
C) Reta e Justa
Os salmistas cantam alegremente na certeza de que a Palavra de Deus é reta e justa:
Os preceitos (dWQP) (piqqud) (Estatutos do Senhor) são retos (rv’y”) (yashar) (justos, íntegros, corretos). (Sl 19.8).
Tenho por em tudo retos (yashar) os teus preceitos (dWQP) (piqqud) todos. (Sl 119.128).
Justo és, Senhor, e retos (yashar) os teus juízos. (Sl 119.137).
Todos os teus mandamentos são justiça. (Sl 119.172).
Porque a palavra do SENHOR é reta (rv’y”) (yashar), e todo o seu proceder é fiel. (Sl 33.4/Sl 92.15).
A palavra (dWQP) (piqqud) que só ocorre nos Salmos e sempre no plural, enfatiza as regras específicas dadas por Deus aplicadas aos pequenos detalhes da vida (Dt 22.1ss.) e à responsabilidade do povo de Deus em meditar e cumpri-las (Sl 103.18; 119.4,15, 27,45,56, etc.).
A Palavra expressa a natureza essencial de Deus: “Bom e reto(rv’y”) (yashar) é o SENHOR….” (Sl 25.8).
O Senhor que é justo, estabelece para nós caminhos retos: “Os caminhos do SENHOR são retos (rv’y”) (yashar), e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão” (Os 14.9).
Justamente por não desejarem caminhar de forma íntegra e reta que os ímpios caem diante do caminho do Senhor. Eles fizeram suas escolhas tortuosas (Pv 10.29).[1]
Quando nos desviamos da Palavra terminamos por entrar em caminhos tortuosos, tendemos a cair num labirinto de enganos e mentiras que cada vez mais e, com mais frequência são utilizados para encobrir desvios anteriores.
A Palavra de Deus não tem casuísmos, Ela é sempre reta, justa, digna e fiel. Os seus preceitos não comportam atitudes dúbias, atalhos. Deus age sempre conforme a retidão dos seus preceitos, que são decorrentes do seu caráter. Os critérios de Deus estão claramente registrados na sua Palavra. Não há ambiguidade ou injustiça: Deus apresenta-nos um caminho de justa retidão para que, caminhando por ele, jamais nos tornemos repreensíveis. A justiça que Deus exige de nós consiste numa absoluta conformidade com a sua santa Lei.
Os preceitos do Senhor além de nos guiar em retidão, corrigem o nosso caminhar – que a nossos olhos parecem retos (Pv 21.2)[2] – nos educando, instruindo e endireitando as nossas veredas. Isto pode ser extremamente penoso. No entanto, Deus nos garante, pela Palavra, o caminho da transformação e reabilitação: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará (rv’y”) (yashar) as tuas veredas ” (Pv 3.6). Isto Ele faz, apontando o caminho justo (Sl 25.8),[3] nos fazendo andar por ele: “No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão (rv,yO) (yosher) te fiz andar” (Pv 4.11).
E é desse modo que o salmista, ávido por vivenciar de forma intensa os juízos de Deus, se compromete a cultuar a Deus: “Render-te-ei graças com integridade (rv,yO) (yosher) (= retidão) de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos” (Sl 119.7).
O salmista diz mais: “…. os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente (x;y:) (yahad) (= completamente), justos (qd;c) (tsadaq)” (Sl 19.9)
Não há injustiça nos mandamentos de Deus: “A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são justiça (qd,c,) (tsedeq)” (Sl 119.172).
Os mandamentos de Deus não são apenas para determinados grupos, privilegiando castas ou nichos sociais, antes, permanecem com justiça para todos.
Deus nos instrui por meio de caminhos justos. Os caminhos de Deus são coerentes com a sua natureza justa, correta. Os seus atos são sempre retos.
Maringá, 12 de dezembro de 2020.
Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa
[1]“O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniquidade” (Pv 10.29).
[2]“Todo caminho do homem é reto (rv’y”) (yashar) aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações” (Pv 21.2).
[3] “Bom e reto (rv’y”) (yashar) é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores” (Sl 25.8).