A Pessoa e Obra do Espírito Santo (333)
6.4.7.5.2. A Igreja de Corinto é de Deus! (Continuação)
6) Aguarda com intensidade e fervor a volta de Cristo
“….Aguardando (a)pekde/xomai) (= ter expectativa ardente) vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 1.7).
Esse esperar ardente envolve o suportar com paciência as tribulações:
Porque nós, pelo Espírito, aguardamos (a)pekde/xomai) a esperança da justiça que provém da fé. (Gl 5.5).
Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos (a)pekde/xomai) o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. (Fp 3.20).
7) O Senhor a preserva
“O qual também vos confirmará (bebaio/w) até ao fim, para serdes irrepreensíveis (a)ne/gklhtoj) (= não pode ser repreendido) no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 1.8).
Paulo se irmana com os coríntios neste particular: “Mas aquele que nos confirma (bebaio/w) convosco em Cristo e nos ungiu é Deus” (2Co 1.21).
O Senhor que nos chama, santifica, enriquece, e abençoa, também nos confirma até o fim. Sem exceção, todos somos totalmente dependentes do poder preservador de Deus em nossa vida, fé e vocação.
Ele mesmo nos apresentará irrepreensíveis diante de sua glória: “Agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis (a)ne/gklhtoj)” (Cl 1.22/Ef 5.25-27).
8) Chamada à santificação
“Aos santificados (a(gia/zw) em Cristo Jesus, chamados (klhto/j) para ser santos (a(/gioj)” (1Co 1.2).
O particípio perfeito enfatiza a condição resultante de um ato anterior completo. Portanto, somos chamados à santidade porque Deus nos santificou, separou em Cristo.
O padrão é o próprio Senhor Jesus Cristo (Rm 8.29).Ser santo é um ato de Deus.
A santificação é um processo para toda a vida. A santificação é uma vocação permanente para toda igreja: “A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados (klhto/j) para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Rm 1.7).
9) Chamada à comunhão de Cristo
Os coríntios não se constituem em uma classe à parte, separada de Cristo e dos fiéis, quem sabe, entrando pela porta dos fundos. Um tipo de subcristãos. Não. Ele foram chamados como todos os crentes, à comunhão de seu Filho. “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados (kale/w) à comunhão (koinwni/a) de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Co 1.9).
10) Faz parte do Corpo de Cristo que tem sua expressão em todo mundo
“Aos santificados (a(gia/zw) em Cristo Jesus, chamados (klhto/j) para ser santos (a(/gioj), com todos os que em todo lugar invocam (e)pikale/omai) o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1Co 1.2).
Cristo é o Senhor de todos os que verdadeiramente o invocam. A igreja deve se ver como uma parte do Corpo de Cristo espalhado pelo mundo. Cristo só tem um corpo.
Há apenas uma única igreja. De forma decorrente do tópico anterior, sabemos que os coríntios integravam essa igreja. (Ef 4.4-6).
11) Chamada a adorar a Deus, Senhor de todos
“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam (e)pikale/omai) o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1Co 1.2).
Uma marca fundamental e distintiva da igreja, é que ela é vocacionada para cultuar a Deus. (1Pe 2.9-10). “….com todos os que em todo lugar invocam (e)pikale/omai) o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1Co 1.2).
A oração é um vínculo de comunhão que une, por graça, toda a Igreja a Cristo, tanto judeus quanto gentios. Jesus Cristo é o Senhor de todos.
12) Paulo constantemente dá graças a Deus pela igreja
“Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça (xa/rij), que vos foi dada em Cristo Jesus” (1Co 1.4).
Cristo exerce poderosamente sua força centrípeta sobre toda a igreja. Os eficazmente chamados, serão unidos a Cristo, formando o seu Corpo. (1Jo 1.3). Essa visibilidade também entre os coríntios, era motivo de gratidão por parte do apóstolo.
Maringá, 02 de novembro de 2021.
Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa